sábado, 18 de fevereiro de 2017

#9 - Então o que é a Psoríase?

Muitos de vocês que lêem o meu blog, provavelmente já sabem o que é a Psoríase há imenso tempo. Se calhar já estão fartos de saber, mas nestes meses tenho recebido algumas mensagens no Facebook, de pessoas que descobriram a doença há pouco tempo e estão bastante confusas. 

Durante muito tempo também me senti bastante confusa e zangada. Um dia decidi pesquisar a fundo o que era isto e foi aí que comecei a compreender um bocadinho melhor os mecanismos da minha pele e muitos porquês finalmente tiveram uma resposta. Considero este processo essencial para a aceitação da Psoríase. 

A psoríase é uma doença crónica da pele, não contagiosa, que pode surgir em qualquer idade e que afecta 1 a 3% da população. O seu aspecto, extensão, evolução e gravidade são muito variáveis, caracterizando-se, geralmente, pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afectam preferencialmente os cotovelos, joelhos, região lombar e couro cabeludo. Nos casos mais graves, estas lesões podem cobrir extensas áreas do corpo. As unhas são também frequentemente afectadas, com alterações que podem variar entre o quase imperceptível e a sua destruição.
http://www.psoportugal.pt 
As causas da Psoríase ainda não são totalmente conhecidas. sabe-se que é geneticamente determinada, mas isso não significa que os nossos filhos a irão herdar. Os meus pais não têm Psoríase, por exemplo.  

Existem vários tipos de Psoríase: couro cabeludo, placas, gutata, inversa, eritrodérmica, com Pústulas e não esquecendo a artrite psoriática.

Aparece, geralmente, em períodos de grande stress. No meu caso, aquando da morte de um familiar bastante próximo. Na minha opinião, é uma doença bastante oportunista. Aproveita-se do facto de estarmos vulneráveis e ataca.


Para simplificar o processo, a Psoríase deve-se a uma inflamação crónica, onde o processo de renovação das células da epiderme, é acelerado. Em vez dos habituais 28 dias, os queratinócitos (células da epiderme) levam 3 a 4 dias a se renovar, fazendo com que estas células se vão acumulando à superfície da pele, começando, assim, a formar as famosas placas que conhecemos tão bem. 

Já não sinto tanto preconceito em relação às pessoas com Psoríase como há alguns anos. As redes sociais e a maior divulgação da doença ajudaram a combater o estigma associado, mas ainda existe e sempre irá existir algum preconceito e “medo” de pessoas com marcas na pele. 

A Psoríase não é contagiosa! Não mata e não tem cura, mas tem tratamento! É possível ter uma vida “normal”. Vamos lutar por isso, nunca baixar os braços ou desistir, mesmo nos dias maus (e eles vão existir para nos testar). Vamos ser ainda mais fortes!

Imagem retirada de Pinterest.com

Sem comentários: