domingo, 5 de março de 2017

#10 - Inimigo número um

O STRESS!! 

Na minha opinião, o stress é sem dúvida o inimigo número um da Psoríase. Já perdi a conta de quantas vezes me encontrava relativamente bem e bastou um momento mais tenso ou um pouco de ansiedade, para que no dia seguinte acordasse com a pele cheia de placas. 

Aliás, como já referi anteriormente, a Psoríase apareceu num momento de grande stress na minha vida. 

Torna-se um ciclo vicioso. O stress causa aparecimento de mais placas e estas, por sua vez, causam stress a quem as tem, dificultando o tratamento. Apesar de cada vez lidar melhor com a minha pele, cada vez que vejo uma nova marca, fico um pouco triste. Confesso que não sei lidar muito bem com o stress e a ansiedade. Sinto imensa dificuldade em me acalmar. Apesar de parecer relaxada fisicamente, o meu cérebro não pára. Não consigo adormecer e quando o faço, o sono é agitado. Tudo isto contribui para que a minha pele se ressinta. É algo que tenho que aprender a controlar melhor, mas ainda não tenho os mecanismos e “truques” suficientes para o conseguir. 

Já tentei meditação, mas sou demasiado impaciente. Não me consigo concentrar em algo que demore muito tempo. 

O que notei que me ajudou um pouco foi fazer aulas de “Body Balance”, uma mistura de ioga, tai-chi e pilates. Com a mudança de país, deixei de fazer estas aulas, mas é algo que estou a considerar voltar, em breve. 

Imagem retirada de Pinterest.com

Sem comentários: