quarta-feira, 13 de abril de 2016

#5 - Tratamentos

Convivo com a psoríase há cerca de 15 anos, sinto que já somos amigas próximas.
Em 15 anos fiz muitos tratamentos, uns convencionais, outros nem por isso. Quando estamos desesperados, tentamos de tudo.

Primeiro comecei com os tratamentos tópicos, pomadas e géis; todos os dias era um autêntico “pastar” de daivobet pelo corpo todo. Era pomada para o corpo, outra para o couro cabeludo; champôs que cheiravam muito mal e me deixavam com vontade de nunca mais tomar banho.
Cheguei a ir à Romilda, uma das experiências mais surreais da minha vida. Cheguei, sentei e a mulher que nunca tinha falado comigo, nem me visto alguma vez, disse exatamente tudo o que eu tinha. Não adiantou de muito, pois eu não sou a pessoa mais crente que existe e tratamentos naturais, não resulta comigo. Não consigo acreditar.

Tentei terapias holísticas, com pêndulos e sabe-se lá que mais. Não fiquei curada.

No ano passado, tive que realizar tratamento biológico, pois a minha psoríase tinha-se agravado imenso. Basicamente, tinha que tomar uns comprimidos, usados para tratar alguns tipos de cancro. Era uma espécie de quimioterapia. Foi a pior coisa pela qual passei. Senti imenso os efeitos secundários. Era necessário fazer análises todas as semanas. Estava constantemente com infeções e a tomar antibióticos. Era um cocktail de comprimidos que me estavam a deixar à beira da loucura. Resolvi parar e voltar às pomadas. A pele acabou por melhorar e eu sentia-me muito melhor.
Nestes 15 anos, ouvi algumas barbaridades, como a mais recente, vinda de uma colega de trabalho:
- O meu filho teve isso há uns anos atrás, tomou umas vitaminas e passou.

Só consegui respirar fundo. Existem alturas em que não temos vontade nenhuma de explicar que isto não passa com vitaminas. Isto não passa com um sabonete exfoliante. Isto não passa com um remédio caseiro, à base de urtigas, que a tua avó fazia.

Agora estou numa fase mais ou menos. Com a mudança de país, piorei um bocadinho, o que é normal. Ainda estou numa fase de estabilização e tinha a perfeita noção que a minha pele se ia ressentir, mas acredito que vá melhorar. A minha vida está a dar uma volta enorme e eu sei que a psoríase não vai mandar mais em mim. 

Imagem retirada de Pinterest


Sem comentários: