domingo, 17 de abril de 2016

#6 - Tatuagens

Existem sempre muitas dúvidas se podemos ou não ter tatuagens quando temos psoríase. Eu adoro tatuagens e tenho duas. Uma pequena no pulso e outra maior na perna.

Deduzo que a grande parte, se não todos, os dermatologistas não recomendam fazer uma tatuagem numa pele tão sensível. A verdade é que irrita a pele, causa traumas e sangra. Todos estes fatores são propensos ao surgimento de novas lesões psoriáticas. O mais importante é sempre falar com o vosso médico. Eu falei com o meu e ele explicou-me os riscos associados. Também considero crucial escolherem um sítio de confiança para realizarem a tatuagem e conversarem com a pessoa que vos vai tatuar. Expliquem a doença e vejam o que ele vos diz.
Outro conselho que posso dar é não tatuar em cima de pele com lesões. Evitem ao máximo, pois vai piorar a psoríase nessa área.

A tatuagem que tenho no pulso nunca me causou problemas, talvez por ser pequena. A da perna, é mais recente, tem cerca de 6 meses, e tenho notado o aparecimento de alguma psoríase. Não afeta a tatuagem, nem a faz desvanecer. Apenas é necessário ter mais cuidado e manter sempre a pele dessa zona, ainda mais bem, hidratada.  

As tatuagens fazem me sentir melhor. Fazem com que a atenção se disperse um bocadinho das minhas marcas e ajudam a minha autoestima.


Existem muitas tatuagens planeadas no meu futuro, portanto a psoríase que se aguente!!


Sem comentários: